Aprenda a organizar a sua vida financeira agora mesmo!

imagem de um celular com uma calculadora aberta

Hoje em dia para realizar sonhos (na grande maioria das vezes) você depende de dinheiro. Você precisa de dinheiro para viajar, para investir em seu negócio, para ter o seu lar, para fazer uma faculdade ou mesmo dar uma vida melhor para a família.

Por isso você precisa organizar a sua vida financeira o mais rápido possível.

Eu sempre fui muito controlada com dinheiro e estava sempre anotando meus gastos em caderninhos, eu perdia, parava de escrever e apesar de ser “mão de vaca” nenhuma economia funcionava.

Cheguei a receber o dobro do que eu era habituada e o dinheiro sumia, ia para o cartão de crédito, aluguel e contas ou qualquer outra coisa que aparecesse. Fui morar sozinha e foram meses pagando uma fatura parcelada por ter gastado com aqueles utensílios básicos nas primeiras semanas.

Até que finalmente eu comecei a aprender a controlar de verdade o meu dinheiro e sem deixar que as contas me controlassem…

Por isso vou ensinar para vocês aqui um jeito prático e fácil de fazer isso, inclusive o link da planilha!

1º Anote todas as suas contas

Você precisa saber exatamente para onde o seu dinheiro está indo, você precisa conhecer o seu padrão de vida. No que você mais gasta, quais são as suas dívidas, o que está pago o que não está pago…

Depois de muito perder anotações e caderninhos eu encontrei um meio que funcionou para mim e acredito que dê para adaptar para qualquer pessoa. Foi essa planilha abaixo:

Imagem de um print da planilha de controle financeiro

Nela eu listo todos os meus gastos comuns e vou colocando os valores mês a mês. Conforme eu vou pagando as contas eu pinto o quadradinho de verde.

Lá embaixo, em vermelho, vai calculando sozinho o total das minhas contas, assim eu sempre sei o quanto já está comprometido.

2° Veja se tem algo que você pode reduzir

Depois que você já tem tudo ali é muito mais prático, você consegue olhar e editar tanto no celular quanto no computador, a hora que quiser.

Conhecendo os seus gastos você pode ver o que reduzir, por exemplo: você está gastando R$150,00 em internet. Será que não consegue ligar para operadora e reduzir o valor?

Ou você está pagando caixa de livros colecionáveis mês a mês, será que não vale mais a pena comprar livros na internet?

Cada pessoa é diferente, você não precisa desistir das coisas que gosta. O que você precisa é conhecer suas despesas e saber se elas realmente cabem no seu orçamento.

3° Tenha o controle do que você ganha

Para quem tem um trabalho fixo normalmente essa parte é tranquila, o valor é sempre o mesmo. Agora para quem faz extras, vende alguma coisa ou qualquer outro meio de ganhar dinheiro fica um pouco mais difícil ter controle.

Para resolver isso eu criei essa planilha aqui:

planilha dos ganhos

Nela eu sempre ponho o que eu recebi no dia, por exemplo: vendi uma roupa usada, trabalhei como babá ou fiz um freelance na internet. Na coluna do lado eu marco o que eu recebi naquele dia, já que nós nem sempre recebemos no mesmo dia que trabalhamos ou vendemos algo.

Assim vai calculando automático o quanto você trabalhou e o quanto realmente entrou a cada sete dias. E também vai mostrando o total lá no final da planilha.

4° Busque meios de fazer renda extra

Se você ainda não busca meios de ganhar mais dinheiro está na hora de começar. Infelizmente não dá para depender só de salário hoje em dia, a não ser que você tenha um emprego muito bom.

Por isso é essencial estar sempre buscando meios de fazer uma rendinha extra. Cada um sabe as habilidades que tem, mas os extras que funcionam para mim são os seguintes:

  • Babá;
  • Venda de itens que estão parados em casa;
  • Freelance na internet.

As opções são muito mais amplas que isso, você precisa encontrar as que se encaixam com você.

5° Comece a investir o seu dinheiro

Se você prestou bem atenção na imagem da minha planilha no primeiro passo, você percebeu que além das contas e ganhos também há uma parte em azul.

Essa é a parte do que você está guardando, ou melhor, investindo.

Quando você investe seu dinheiro, pouco a pouco ele vai aumentando e assim te deixando ainda mais perto dos seus sonhos. Não deixe seu dinheiro em cofres ou esconderijos, nós já passamos da Idade Média faz tempo!

Mais para o futuro farei um post exclusivamente sobre essa questão de investimentos…

6° Realize os seus sonhos

Não é fácil e aqui não apresentei nenhuma solução mágica. São meios para você se organizar, se fiscalizar e agir para alcançar seus sonhos.

Funcionou muito bem para mim e espero de coração que funcione para você também.

Para acessar essa planilha e ter a sua cópia é só clicar aqui, você pode adaptar e mexer nela do jeitinho que quiser!

Anúncios
Marcado como: