Como fazer o seu passaporte | Hey, Au Pair!

Quando eu decidi entrar para o programa de Au Pair eu não tinha passaporte. Só que não é possível sair do país sem esse documento, todos sabem disso.

Então quando deu um tempinho fui atrás para emitir o meu. Foi super rápido e tranquilo, mas vale explicar para quem está preocupada com isso!

Por isso vou explicar aqui de maneira bem objetiva como você faz para conseguir a primeira via do seu passaporte.

Vamos lá…

1- Acesse o site da Polícia Federal

O primeiro passo para emissão do seu passaporte é acessando o site da Polícia Federal. Entrando na seção do passaporte é só clicar em requerer passaporte (para brasileiros).

Ali você terá que preencher todas as suas informações, nome, local de nascimento e os seus documentos.

Tire um momento calmo para fazer isso, de preferência com seus documentos em mãos.

Após preencher e revisar tudo você já pode passar para o próximo passo…

2- Gere e pague o boleto

Não importa se é primeira, segunda ou mesmo sexta via do seu passaporte, você precisará pagar! O valor do passaporte hoje está em R$257,25 podendo haver alterações mais para frente.

Então após preencher os seus dados, você gera e paga o seu boleto. É possível fazer isso pelo Internet Banking, sem nem mesmo sair de casa.

3- Faça o seu agendamento

Um boleto pode levar até 3 dias úteis para confirmar o pagamento, então talvez você precise esperar um pouquinho para o seu agendamento.

Passando esses dias é só acessar o site novamente e clicar em agendar atendimento.

Para agendar você irá preencher a data de nascimento e o seu CPF. Assim conseguirá ver os dias e horários disponíveis para você.

4- Compareça com seus documentos

É essencial que você cuide muito o horário e que chegue com alguns minutos de antecedência no dia que você agendou.

Você não precisa levar todos os seus documentos na hora de fazer o passaporte, apenas:

  • Um documento oficial com foto (no qual o seu CPF apareça);
  • Comprovante de pagamento do GRU (pode não ser solicitado, mas o melhor é ter).

Outra coisa que você precisa ver é se a sua situação eleitoral está regular. Se não você precisa primeiro regularizar isso e depois ir emitir o seu passaporte.

Quando eu fui fazer o meu agendamento apareceu que a minha situação estava com algum problema e eu precisava buscar uma unidade do Tribunal Eleitoral. Então eu emiti pela internet um documento chamado “Certidão de Quitação Eleitoral”. Levei no agendamento e deu tudo certo!

5- Busque na data indicada

No final do seu atendimento lhe entregarão um papel com o contato para você confirmar quando o seu documento está pronto. Normalmente dão o prazo de 15 dias, mas o meu ficou pronto em bem menos que isso!

É só levar um documento com foto, assinar a retirada e pronto!

Viu como é simples emitir o seu? Eu indico fazer o quanto antes, já que irá valer por 10 anos e é uma coisa a menos para se preocupar depois…

Anúncios