Quando eu decidi entrar para o programa de Au Pair eu não tinha passaporte. Só que não é possível sair do país sem esse documento, todos sabem disso.
Então quando deu um tempinho fui atrás para emitir o meu. Foi super rápido e tranquilo, mas vale explicar para quem está preocupada com isso!
Por isso vou explicar aqui de maneira bem objetiva como você faz para conseguir a primeira via do seu passaporte.
Vamos lá…
1- Acesse o site da Polícia Federal
O primeiro passo para emissão do seu passaporte é acessando o site da Polícia Federal. Entrando na seção do passaporte é só clicar em requerer passaporte (para brasileiros).
Ali você terá que preencher todas as suas informações, nome, local de nascimento e os seus documentos.
Tire um momento calmo para fazer isso, de preferência com seus documentos em mãos.
Após preencher e revisar tudo você já pode passar para o próximo passo…
2- Gere e pague o boleto
Não importa se é primeira, segunda ou mesmo sexta via do seu passaporte, você precisará pagar! O valor do passaporte hoje está em R$257,25 podendo haver alterações mais para frente.
Então após preencher os seus dados, você gera e paga o seu boleto. É possível fazer isso pelo Internet Banking, sem nem mesmo sair de casa.
3- Faça o seu agendamento
Um boleto pode levar até 3 dias úteis para confirmar o pagamento, então talvez você precise esperar um pouquinho para o seu agendamento.
Passando esses dias é só acessar o site novamente e clicar em agendar atendimento.
Para agendar você irá preencher a data de nascimento e o seu CPF. Assim conseguirá ver os dias e horários disponíveis para você.
4- Compareça com seus documentos
É essencial que você cuide muito o horário e que chegue com alguns minutos de antecedência no dia que você agendou.
Você não precisa levar todos os seus documentos na hora de fazer o passaporte, apenas:
- Um documento oficial com foto (no qual o seu CPF apareça);
- Comprovante de pagamento do GRU (pode não ser solicitado, mas o melhor é ter).
Outra coisa que você precisa ver é se a sua situação eleitoral está regular. Se não você precisa primeiro regularizar isso e depois ir emitir o seu passaporte.
Quando eu fui fazer o meu agendamento apareceu que a minha situação estava com algum problema e eu precisava buscar uma unidade do Tribunal Eleitoral. Então eu emiti pela internet um documento chamado “Certidão de Quitação Eleitoral”. Levei no agendamento e deu tudo certo!
5- Busque na data indicada
No final do seu atendimento lhe entregarão um papel com o contato para você confirmar quando o seu documento está pronto. Normalmente dão o prazo de 15 dias, mas o meu ficou pronto em bem menos que isso!
É só levar um documento com foto, assinar a retirada e pronto!
Viu como é simples emitir o seu? Eu indico fazer o quanto antes, já que irá valer por 10 anos e é uma coisa a menos para se preocupar depois…
Gosta de conteúdos em vídeo? Agora também estou no Youtube: Carol D’Elly!