Dicas

2 Formas fáceis e seguras de investir o seu dinheiro no Brasil

Eu consegui começar a me organizar e guardar dinheiro para o meu intercâmbio de au pair quando comecei a estudar educação financeira. 

Aí você pensa: mas Carol, não tenho paciência nem tempo para essa chatice…

Hoje em dia esse tipo de conteúdo está muito mais prático e acessível, você consegue aprender muito em poucos minutos no Youtube. Indico com todo meu coração o canal Me Poupe para isso. Ensinam de maneira simples e divertida, e melhor, sem um monte de palavra difícil que te desanima só de começar a escutar.

Além disso os meios para investir o seu dinheiro também estão muito mais fáceis! Você não precisa nem mesmo sair de casa. É só abrir uma página no seu navegador ou baixar um aplicativo no seu celular.

Então agora vou explicar para vocês três lugares para você deixar o seu dinheiro rendendo no Brasil, vamos começar?

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos tesouros nacionais, é onde os bancos colocam o seu dinheiro quando você investe lá na poupança. Parece ser algo super complicado, mas não é. Você empresta dinheiro para o país e você recebe de volta com juros. 

Não tem risco nenhum investir no Tesouro Selic, é um dos investimentos mais seguros que existe. 

É claro que o rendimento anual não é tão alto, hoje está em torno de 4% ao ano, mas ainda sim a rentabilidade é maior que a poupança. 

Quando você investe na Selic o seu dinheiro vai estar rendendo diariamente, todo dia vai aumentar um pouco. Você só precisa deixar um mês, depois disso pode tirar quando quiser sem perder dinheiro nenhum. É ótimo se o seu objetivo é a curto prazo, como ser au pair ano que vem por exemplo.

Para investir no tesouro nacional você vai precisar abrir sua conta numa corretora, mas nem se preocupa, dá pra fazer pela internet.

Tem duas corretoras que eu indico para vocês: Easyinvest e Modalmais, as duas não cobram taxas para você investir no tesouro, então você só sai no lucro!

Nubank

Se você não quer ter trabalho de ficar escolhendo títulos públicos para investir o seu dinheiro o Nubank é uma ótima opção. Não é tão tradicional quanto o tesouro nacional, mas vem funcionando muito bem para mim.

Mas pera aí, o Nubank não é um cartão de crédito?

O Nubank começou sim como um cartão de crédito, ele ainda não é um banco e nem mesmo uma corretora. Só que hoje o Nubank tem uma opção chamada Nuconta e melhor, você não precisa ter ou usar o cartão de crédito para isso.

Você abre a conta no aplicativo, gera um boleto com o valor que você quer, paga o boleto e no dia seguinte o seu dinheiro estará na Nuconta.

Você pode usar como uma conta de débito, pagar contas ou apenas para deixar o seu dinheiro rendendo.

A rentabilidade do Nubank está quase a mesma coisa que a Selic, mas é um pouco mais fácil de usar já que é tudo no app do Nubank.

A rentabilidade é diária, também em torno de 4% ao ano, quanto mais dinheiro você colocar mais irá render.

Você vai ver que no início serão apenas alguns centavos, e depois irá aumentando conforme você coloca mais.

Você não precisa fazer nada para o seu dinheiro render na Nuconta, é só depositar e estará rendendo diariamente.

Mas e a poupança?

A poupança não é a melhor opção se você quer fazer o seu dinheiro render um pouquinho mais, só que ainda sim é melhor que deixar o seu dinheiro parado na conta corrente.

A questão é que os bancos pegam o seu dinheiro da poupança e investem lá na Selic, só que quando eles devolvem para você eles ficam com uma parte. Ou seja, rende menos do que se você for através de uma corretora e investir lá.

Outra coisa sobre a poupança é que a rentabilidade é mensal, se você sacar antes de virar o mês você perde a sua rentabilidade, o que é péssimo.

Dica

Meninas, se vocês tem qualquer sonho, qualquer meta nessa vida, vocês precisam aprender a lidar com o dinheiro de vocês. Dinheiro não precisa ser um tópico ruim, leiam sobre isso e comecem a valorizar cada pouquinho que vocês recebe.

O segredo está em economizar, usar de forma inteligente e fazer o seu dinheiro gerar mais dinheiro.

É claro que nada brota do nada, você não vai ganhar horrores investindo nessas opções que eu mostrei. Só que você vai aprender a valorizar, você vai querer colocar mais e mais e isso será um incentivo para chegar no valor desejado.

Coloque um nome pra esse investimento, lide como já estivesse pagando pelo seu sonho, sem a opção de pegar de volta. Finja que esse dinheiro não exista e tente se virar com o que sobrar.

No início é bem difícil, mas você vai perceber que funciona bem!

Eu não sou uma especialista em finanças ou nada do tipo, o melhor é buscar diversas fontes antes de colocar o seu dinheiro lá. Mesmo assim estou aqui para tirar qualquer dúvida que vocês tiverem!

Tenho outros dois conteúdos interessantes sobre dinheiro para quem vai fazer o au pair:

 

  • Meus gastos até o embarque

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: