au pair

Quarentena: 7 atividades para fazer com as crianças

Cansada de brincar de Play-Doh na sala, quarto, cozinha, jardim e garagem, né minha filha? Essa quarentena tem sido um grande desafio em diferentes aspectos, tenho a impressão de que mais do que nunca precisamos ser criativas para as nossas crianças. Reuni 7 dicas de atividades para esse momento:

1- Zoológico

Escolha uma parte da casa e construa o próprio zoológico da criança, pode ser o jardim, garagem, sala ou o quarto da criança. Use ursinhos de pelúcia, bonecos ou Play-Doh para ser os animais, não se esqueça que no zoológico além dos animais ficarem separados, temos áreas para animas aquáticos, terrestres, e os que voam. Para construir as jaulas use blocos de legos, almofadas ou caixas.

Para a brincadeira ficar mais legal monte uma praça de alimentação ou faça piquenique no zoológico. E se a criança for doida por carros como o meu kiddo dá para montar um estacionamento. Depois de tudo pronto, se puder faça uma placa com o nome da criança para indicar o início do tour.

2 – Sessão de fotos (em casa ou outside)

Se a sua criança gosta de fotos aproveite para fazer um ensaio fotográfico, você pode escolher um tema como: natação, filmes, estação do ano, irmãos (ou a família inteira) e etc. Aproveite o jardim ou um lugar com uma luz boa. Use seu próprio celular para registrar o momento e não se preocupe em ser profissional.

Todos os dias eu caminho pelo bairro com as crianças, num desses dias eu fiz uma lista de lugares ou coisas para tirar foto. Deixei que meu menino tirasse a foto quando encontrasse os itens pela nossa caminhada. Em nossa lista tinha: casa vermelha (a cor favorita dele), bicicleta ou patinete no jardim, cachorro ou gato na janela, jardim com flores, desenho na calçada, Tesla SUV vermelho (o carro favorito dele), etc.

Nas duas opções você pode terminar a brincadeira imprimindo as fotos e fazendo uma galeria com elas, chame as crianças (ou a família inteira) para um tour pelos ensaios.

3 – Caça ao tesouro

Um clássico das brincadeiras, lembra quando o Gugu ia na casa dos artistas e dava um tempo para a pessoa encontrar um sabonete líquido? É basicamente esse jogo, pode ser uma competição entre os irmãos de quem encontra o objeto primeiro ou você pode espalhar dicas pela casa para que as crianças encontre o objeto. Seria legal usar fantasias de piratas para começar o jogo. De novo, pode ser em qualquer lugar da casa.

4 – Pintura

Inúmeras opções de pintura, desde a tradicional tela livre ou com tema, até a pintura facial. Dá pra pegar um móvel do quarto da criança e repintar (pergunte aos pais antes de dar a ideia para as crianças). Eu prefiro pintar sempre no jardim porque a bagunça é mais controlável.

5 – Show de talentos

Sugira a criança escolher um talento: dançar, cantar, atuar, cozinhar, pintar, mágica, etc. Dê tempo para ela organizar/ensaiar a apresentação, ajude a escolher um cenário, figurino e música.

Grave ou tire foto da apresentação. Incentive a criança respeitar a apresentação da outra criança. Essa é uma atividade legal de fazer com a família toda, se os pais estiverem ocupados com o trabalho, pelo menos convide-os para a apresentação.

6 – Acampar

Os pais precisam de silêncio dentro de casa por causa de reunião e você não pode sair de casa? Leve as crianças para o jardim, monte uma barraca ou faça uma com cadeiras e cobertor, prepare um piquenique com sanduíches, frutas, e muitos snacks e declare que é o dia de acampar, só pode entrar em casa para usar o banheiro.

Não esqueça o protetor solar e da água. Cante músicas, conte histórias, faça competições de corrida, etc. Dá para acampar na garagem, sala ou até mesmo no quarto das crianças.

7 – Cozinhar

Para ser bem sincera eu não sou fã de cozinhar ou cozinhar com criança, mas os pais adoram e as crianças ficam bem entretidas por um bom tempo. Aprenda uma receita nova com a criança, faça a receita favorita dela ou cozinhe uma refeição completa para a família. Dependendo da idade a criança pode arrumar a mesa e ajudar com as louças. Vocês também podem brincar de restaurante e organizar um date para os pais (sempre que possível envolva os pais no resultado final das brincadeiras).

Espero que essas ideias tenham te dado um pouco de criatividade. Por favor, não se fruste com as crianças (geralmente elas são do contra mesmo). E o mais importante, apenas se divirta do jeito que der. Vamos todos sobreviver a esse momento.

Me conta nos comentários ou no meu Instagram (@steeph.tete) se você fez uma das brincadeiras ou me dê outras dicas.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: