au pair

Sendo au pair durante pandemia – COVID 19

Uma pandemia, com quarentena e comoção mundial não é algo simples para ninguém. É preocupação, é estresse, é medo do que está por vir. Ninguém espera uma pandemia, ninguém se prepara para isso.

Imagina vivenciar essa situação toda bem no seu intercâmbio de au pair? Em outro país, outra cultura e outra língua. Sem poder sair de casa, sem poder voltar para casa e ainda trabalhando com crianças, morando com os chefes.

Não é fácil.

Por isso no lugar dos textos informativos, das dicas de viagens e do processo de au pair, eu decidi escrever um pouco sobre como está sendo vivenciar isso nessas últimas semanas.

Como começou

A primeira vez que eu ouvi sobre a Pandemia foi logo após eu ter viajado para em Seattle, em janeiro deste ano. Fiquei um pouco preocupada pois haviam confirmado um caso por lá e estava ficando bem pesado as coisas na China.

Mas foi algo abstrato para mim, assim como todo mundo, eu não estava levando a sério. Pensei que era exagero e que era só um tipo de gripe, mas isso foi lá no comecinho, bem no início.

Em fevereiro as coisas começaram a ficar tensas, eu tinha uma viagem para Europa e como ainda não parecia tão sério eu fui. Uma semana depois que voltei fecharam a Itália e começou o estopim na Europa.

Aí eu já havia entendido que a coisa era muito séria, já haviam famílias fazendo quarentena por aqui. As escolas estavam decidindo se iriam fechar ou não, as famílias começaram a trabalhar de casa. Lugares fechados começaram a serem evitados, álcool gel a todo instante.

Começaram a conversar sobre a ordem de restrição aqui no estado, só sair de casa para coisas realmente essenciais. As notícias eram de todos os lados, confusas e assustadoras. Para fugir um pouco de tudo isso eu e minha amigas fomos para um parque nacional no final de semana (tomando todos os cuidados possíveis).

Assim que voltamos estávamos em quarentena real, ninguém mais saia de casa, nossa rotina virou só trabalho.

A situação de onde estou agora

Já faz mais de um mês que estamos em quarentena total, quase não saio de casa. A última vez que vi minha amigas foi na nossa viagem para Yosemite no começo de março, fui no mercado só umas duas vezes e basicamente só saio para dar uma caminhada na rua após o jantar.

minhas aulas foram canceladas e precisei ir atrás de outras, meu schedule mudou e qualquer plano que eu tinha até o momento também.

Parece que mesmo sendo a mesma quantidade de horas o trabalho está dobrado e é uma preocupação imensa com as pessoas do Brasil também.

São tempos incertos, ninguém tinha como prever isso e é bem difícil estar 100% bem com tudo que está acontecendo.

O que está acontecendo com as au pairs

Tenho duas amigas européias que foram embora logo que começou a quarentena por aqui. O meu au pair group mudou completamente, muita gente terminou o ano mais cedo, outras entraram em rematch.

Todas as viagens foram canceladas e acredito que todas estão sentindo falta da rede de apoio que as au pairs tem por aqui. Não poder encontrar as amizades é como não poder ter o pouquinho da nossa terra que temos aqui. Além de serem pessoas que entendem exatamente o que estamos passando ou sentindo.

Como o EUA não está recebendo gente de nenhum país, tem muitas famílias atrás de au pairs in country e pouquíssimas procurando pelas que ainda estão no Brasil.

Além disso o governo americano abriu uma exceção para as au pairs que terminavam o programa em março/abril, liberando uma extensão de dois meses até as coisas normalizarem um pouco mais e elas realmente poderem ir para casa.

Como está sendo a minha rotina de trabalho

Eu estou trabalhando das 8:30 às 5:30 todos os dias, com todo mundo em casa e não podendo ir para outros lugares com o menino. Em alguns momentos é bem pesado, mas em geral está indo bem.

Criamos uma rotina em casa e tentamos seguir isso o mais fiel possível. Meu dia é basicamente esse:

  • 8:30 – 9:30 café da manhã;
  • 9:30 – 10:30 cuidar da horta no pátio e brincar no playground;
  • 10:30 – 11:00 snack/lanche;
  • 11:00 – 11:30 vídeo chamada com as professoras ou voltar para o backyard;
  • 11:30 – 12:30 almoço;
  • 12:30 – 13:00 Yoga no canal Go With Yoyo e uns vídeos de relaxamento;
  • 13:00 – 15:30 Nap time, eu organizo os brinquedos, laundry, ajudo com o bebê e deixo um lanche pronto para o host kid mais velho;
  • 15:30 – 16:00 snack/lanche;
  • 16:00 – 17:30 fazer atividades sugeridas pelas professoras, construir algo juntos, brincar com os brinquedos…

Quais estão foram/são os meus maiores desafios

Eu acredito que o meu maior desafio, assim como de todas as outras meninas, é fazer algo além. É criar uma rotina que não sinta que esteja 24 horas por dia 7 dias por semana trabalhando.

Afinal o nosso tempo off é o que deixava o programa mais leve, que distraia da saudade de casa e fazia tudo valer a pena.

Essa parte melhorou um pouco para mim pois estou tendo aulas quase todos os dias:

  • Terça a quinta – das 17:30 às 8:35;
  • Sexta – das 9:30 às 12:00.

Isso envolve muito estudo extra e distrações para mim, além de estar socializando com pessoas fora do meu ciclo social e da minha casa.

Também estou fazendo listas para todos os dias, com as coisas que eu quero concluir antes de dormir. Não é sempre que consigo cumprir tudo, mas faço o meu melhor.

Qual é a previsão de melhoras

Agora começaram a falar sobre um plano de reabertura dos Estados Unidos, mas a ideia é ser algo bem pensado, não todo mundo simplesmente voltar a ficar aglomerado ao mesmo tempo. Acredito que ainda vá levar meses para as coisas realmente voltarem ao normal.

As coisas estão difíceis, mas acredito que tudo vai passar e estaremos em uma situação melhor logo logo. E você, como está sendo passar por esse momento histórico?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: