Canadá

Mudança para o Canadá parte 1: Preparação para viagem

Como comentei no último post, estou entrando numa nova fase agora: construir a minha vida no Canadá!

Em 2019, quando eu criei esse blog, a ideia era compartilhar o máximo de informações possíveis sobre o au pair. E acredito que consegui cumprir esse objetivo, até agora já foram 43.381 visualizações por aqui, então tenho certeza que ajudou em algo. Por isso deicidi não parar por aqui, e sim compartilhar o que muitas meninas sonham para o pós au pair e eu tive a oportunidade de realizar.

Esse post vai ser a primeira parte da minha mudança, a preparação da viagem…Gostou da ideia? Então vamos lá!

Visto de permissão de trabalho

O mais importante de deixar claro aqui é que a oportunidade de viver no Canadá veio através do meu marido. Ele conseguiu uma job offer para uma empresa daqui e a partir disso nós dois conseguimos aplicar para a Work Permit. A dele é só para a empresa que fez a proposta e a minha é aberta para qualquer lugar ou quantidade de horas.

O plano Canadá já existia há bastante tempo , mas começou na prática mesmo com o agendamento do nosso Up Front Medical em Porto Alegre. Então o processo todo acabou sendo do dia 04 de maio até recerbemos o visto, com o passaporte em mãos no dia 23 de junho. Essa linha do tempo foi absurdamente rápida comparada com muita gente que eu estava acompanhando nos grupos.

Como estava vendo muitos relatos de meses de espera, corremos com tudo do ínicio ao fim, para que cada etapa se resolvesse o mais rápido possível. Contamos com uma consultora de imigração da empresa que meu parceiro conseguiu vaga, o que simplificou muito também.

Vou deixas a nossa linha do tempo mais detalhada aqui embaixo, mas é importante lembrar que cada caso é um caso:

  • 04/05/2021 – Up Front Medical;
  • 17/05/2021 – Aplicação da Work Permit;
  • 18/05/2021 – Solicitação da biometria;
  • 01/06/2021 – Coleta da biometria no RJ;
  • 07/06/2021 – Aprovação do visto e solicitação do passaporte;
  • 14/06/2021 – Pagamento de taxas e envio do passaporte por correio;
  • 23/06/2021 – Passaporte em mãos com visto!

Olhando assim até parece ser pouca coisa perto da montanha russa que tudo isso foi na prática…

A coleta da biometria por exemplo, tinha data disponível só para Agosto quando recebemos a solicitação! O VAC de Porto Alegre estava fechado, o de São Paulo não estava fazendo biometrias e os outros estavam com atendimentos reduzidos. E pra ajudar ainda mais, tinham várias pessoas marcando vários agendamentos diferentes para garantir que ia dar certo pra eles, tirando a chance de outras pessoas.

Por uma semana fiquei acessando o site de hora e hora, tentando pegar um horário antes. No fim conseguimos pra semana seguinte no Rio de Janeiro, o que nos fez ter que gastar muito mais comprando passagem de última hora.

No final deu tudo certo e é isso que realmente importa!

Seguro Saúde

Como viemos para ficar dois anos, temos direito ao seguro de saúde pública de British Columbia, mas ele só começa a valer depois de três meses. Assim, apesar de não ter em nenhum lugar dizendo que é obrigatório, é super recomendado vir com um seguro particular.

Nós ainda não tinhamos certeza se os três meses começavam depois de aplicar ou do dia que chegamos. Aí como tinha mais a quarentena e bastante coisa pra resolver nas primeiras semanas, decidimos pegar para quatro meses seguro um confiável. Assim em caso de qualquer emergência (nunca se sabe né) teríamos o suporte necessário.

Avaliamos apenas três empresas por terem sido recomendadas por empresas conhecidas no Canadá, a Manulife, Safe Visit e a Allianz. Comparamos valor, cobertura e o quanto tería que gastar em cada uso (Deductible) e acabamos optando pelo da Safe Visit de até 50 mil CAD. Foi tudo direto no site e pagamos usando o cartão de crédito do Nubank mesmo.

Número de telefone

Photo by Quino Al on Unsplash

Ter um número de telefone é super importante para a mudança pro Canadá, principalmente se você tiver que fazer a quarentena obrigatória. É preciso receber as ligações do governo, você precisa colocar em vários formulários, tem que agendar a retirada do teste de covid por telefone e muito mais.

Eu nunca fiz tanta ligação quanto nessas últimas duas semanas, sério.

Só que quando estávamos organizando tudo, não levamos essas funções em consideração, íamos comprar quando chegássemos aqui. Só que perto da viagem isso começou a me preocupar e não dava mais tempo de comprar um daqueles chips de viagem porque não ia chegar antes da data do vôo.

Então pesquisando na internet descobri que os modelos mais novos de celulares vem com um e-sim, um chip que já está junto com as peças do celular e não é removível, mas pode ser ativado. Eu nunca tinha escutado NADA sobre isso, a única reportagem que encontrei era da Forbes de Londres, super recente, tinha sido publicado em Julho.

Fui estudando mais essa possibilidade e descobri que a PhoneBox oferecia o plano pré e pós pago no Canadá ativando esse e-sim. Por garantia acessei o site da Samsung Brasil e fui ver se o meu celular realmente tinha isso, é um S20, e tinha “e-sim” na descrição. Decidi tentar a sorte!

Só que um problema, depois que assinei descobri que eu só ia receber o número de telefone no dia da ativação, no entanto, eu já precisava para o ArriveCan, seguro de viagem e registro do teste de covid no aeroporto.

Liguei para o suporte deles pelo Skype e tive que alterar a data da ativação para uns dias antes, recebi o número e deu tudo certo até agora!

Airbnb

Mudamos de ideia várias vezes sobre ficar em um airbnb ou alugar direto o nosso apartamento em Vancouver e chegar com tudo pronto. O tempo foi passando e as opções de airbnb dentro do nosso orçamento estavam diminuindo, então pegamos um em Richmond perto do aeroporto.

O lugar é tranquilo, tem uma cozinha simples e espaço para trabalhar de casa, mas poderia ter sido bem melhor para o valor que pagamos. Tem parada de ônibus por perto, só que é longinho do trem e das áreas comerciais, então recomendo que veja essa parte com o máximo de antecedência possível.

Plano quarentena

O plano quarentena é uma carta para apresentar a imigração quando você chegar no Canadá, caso se encaixe na quarentena obrigatória. Nós tivemos ajuda de uma consultora nessa parte, mas super dá pra fazer por conta.

É só uma forma de garantir que você tem tudo ok para passar os 14 dias tendo o mínimo de contato possível com outras pessoas. Nós colocamos que usaríamos uber para ir para o airbnb, ficaríamos em um airbnb privado e pediríamos o mercado por aplicativo (uber eats, doordash…)

Cartão Visa Travel Money

Deixei todos os meus cartões liberados para compras internacionais por enquanto, já que nunca sabemos quando alguma emergência pode acontecer. Além disso, achei importante ter um cartão de viagem para ir recarregando conforme a necessidade, mandando dinheiro para a loja de câmbios do Brasil.

Fizemos com a empresa Executive Câmbio, lá da minha cidade no Rio Grande do Sul mesmo. Fui pessoalmente buscar o cartão e consigo acessar o balanço através do app Cartões Rendimento. Os outros depósitos que fiz foram super práticos, mandei mensagem perguntando a cotação, enviei pix do valor que eu queria e no dia seguinte estava o saldo no cartão.

O ruim é que fica bem mais caro que trazer em dinheiro, já que tem a taxa de 6,38% de IOF, mas como eu já tinha os dólares pra trazer, achei uma boa opção.

Ah, um detalhe legal: fiz um cartão adicional pra mesma conta de cartão de viagem, então um fica comigo e um com meu marido sem nenhum custo extra.

Outros detalhes

Mais perto da viagem tive que ver sobre o teste de covid-19 (72 horas de chegar no Canadá), preenchimento do Vuela Seguro para entrar no México e ainda as bagagens que não puderam ser compradas pelo aplicativo. Vou detalhar bem esses pontos no próximo post aqui no blog.

Até lá, se tiverem qualquer dúvida é só me chamar! Não sou nenhuma especialista, mas estou sempre pesquisando e aprendendo 🙂

Gostou do conteúdo? Me acompanhe também nas outras plataformas!

Instagram: @carolinedelly

Youtube: Carol D’Elly (os vídeos vão começar a sair em breve)

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: