Canadá

Carteira de motorista em British Columbia

Como funciona e como foi a minha experiência para conseguir a carteira de motorista em British Columbia, Canada.

Mesmo que o plano não seja comprar um carro super rápido, eu acredito que ter a carteira de motorista o quanto antes é super importante. Primeiro que é um processo um pouco demorado, então caso você precise do dia para a noite, já terá em mãos. Segundo que, o seu tempo com a carteira local irá ajudar a diminuir o valor que precisará pagar de seguro (o que é obrigatório em BC).

Pessoalmente, eu nunca tive muita experiência dirigindo. Fiz a CNH só para o intercâmbio de au pair e lá nos states que realmente aprendi e ganhei confiança. Teria sido muito mais fácil para mim só ter transferido a minha carteira dos EUA pra cá, mas devido a covid acabei nunca terminando e precisei fazer o processo aqui com a minha do Brasil mesmo.

Sem mais delongas, vamos as explicações mais práticas sobre o que eu aprendi e como foi a minha experiência para conseguir a DL canadense…

Pode dirigir com a carteira do Brasil?

A resposta é sim, não, porém depende haha. Então, eu não sou uma especialista, é essencial conferir nos sites oficiais e entrar em contato com o ICBC em caso de qualquer dúvida ou pra ter uma resposta mais assertiva.

O que eu aprendi, é que em BC a permissão para dirigir varia de acordo com o visto que você tiver. Por exemplo, estudantes internacionais, podem ficar o periodo inteiro do curso com a carteira do próprio país. Como eu vim com visto de trabalho, eu tinha autorização para dirigir com a carteira do Brasil por apenas 3 meses. Depois disso, precisaria fazer a Driver Lisense de British Columbia.

Quais são os tipos de carteira aqui?

Quando vamos fazer a carteira de motorista no Brasil, estudamos na autoescola, realizamos a prova escrita e então a prática. Ficamos com uma carteira provisória por um ano e aí renovamos para a definitiva.

Aqui existem diferentes níveis e funciona um pouco diferente do Brasil, vou explicar um pouquinho das princiapais, mas tem tudo super completo no site da ICBC:

  • Learners licence: Essa é a primeira de todas, após ser aprovado no teste de conhecimento (prova escrita), você recebe essa autorização para dirigir. Porém, ela tem diversas restrições! Só é permitido dirigir acompanhado por uma pessoa maior de 21 anos que tenha a full license de British Columbia. Também não pode ter outras pessoas no carro ou usar aparelhos eletrônicos. Como o próprio nome diz, é learner, para quem está aprendendo;
  • Class 7: A próxima etapa é a class 7, para quem passou no road test (prova prática). Aqui é um pouco mais parecido com a nossa “provisória”. Você pode dirigir sozinho e dar carona para pessoas da sua família, mas ainda tem restrições quanto levar terceiros e outras regras. Por exemplo, precisa colar um ímã na parte de trás do carro para informar os outros motoristas que você é um new driver.
  • Class 5: Essa é a que queremos haha. Sem restrições, só dirigir normalmente respeitando as leis de trânsito locais.

Se você nunca teve carteira no Brasil e quer fazer quando chegar, provavelmente esse será o processo todo. No entanto, se como eu você já tinha a carteira de motorista brasileira, o processo fica um pouco mais curto.

Deica eu explicar melhor…

Usando a CNH BR pra DL daqui – “News to BC”

Tendo mais de dois anos de carteira de motorista sem restrições, é possível aplicar direto para a full licence. Ainda precisa fazer a prova escrita e a prova prática de direção, porém quando passar no teste você fica sem nenhuma regra de uso: pode levar quem quiser, usar GPS, não precisa de infos extras no carro além da placa e docs do veículo.

Para fazer isso, o recomendado é que dê inicio ao processo antes de completar 3 meses no Canada. Eu tinha passado um pouco esse prazo, mas a atendete foi super querida e deu certo igual. Mas, pode ter sido só sorte mesmo.

Minha Linha do tempo

Eu não tive pressa nenhuma para tirar a minha drivers license. Desde que cheguei já fui usando o transporte público que é super efetivo e ainda nem tenho carro. Só que, penso em uma casa em suburbio no futuro e também viagens para lugares não tão acessíveis de ônibus. Juntando esses dois pontos com o fato de que o seguro diminuí de acordo com a experiência de cada um, achei super válido dar logo entrada no processo, mesmo que com calma.

Então, começando um pouco mais de três meses após desembarcar em Vancouver, minha linha do tempo ficou assim:

  • 5 de outubro de 2021: Agendamento online
  • 13 de novembro de 2021: Appointment / Knowledge test
  • 14 de novembro de 2021: Agendamento do road test
  • Abril e Maio de 2022: Aulas com auto escola / professor particular
  • 13 de maio de 2022: Road test
  • 26 de maio de 2022: Recebimento da carteira em casa

Detalhe: marquei minha prova prática para super longe porque foi a primeira data disponível. No entanto, se realmente quisesse logo, dava para ficar acessando a página e esperando algum agendamento abrir para mais perto. Acontece muito, é mais da disposição e pressa de cada um mesmo.

Quais documentos que precisa pra aplicar?

Para aplicar direto para full licence, eu precisei dos documentos:

  • Carteira de Motorista
  • Work Permit
  • Passaporte

Eu fiz a proeza de não levar a minha Work Permit pensando que minha BCID seria o suficiente, mas no fim tive que voltar em casa para buscar. Qualquer função que envolva governo, recomendo levar a work permit ou PR (se tiver).

A carteira de motorista pois você precisa comprovar a experiência dirigindo e o passaporte como um documento extra. No site só dizem dois documentos, mas acho melhor previnir que remediar.

Precisa contratar uma autoescola ou posso tentar direto?

Não precisa fazer auto escola para conseguir a carteira aqui em BC. Porém, é sempre importante lembrar que o trânsito é sim diferente do Brasil. Tanto nas leis, quanto as estradas quanto o que é pedido na hora de fazer a sua prova prática.

Super recomendo fazer algumas aulas com um professor local, mas se não for fazer, pelo menos estudar bem as regras. Assistir videos das diferenças de um país para o outro, estudar o livro da ICBC e ser bem cuidadoso até pegar a prática.

Quando decidir que é hora de aplicar você tem duas opções: ir no ICBC, ficar em fila e esperar o tempo necessário ou agendar pelo site e ser atendido super rápido. Eu sempre opto por agendar horário.

Quais foram os meus gastos com a DL?

  • $15.00 – Entrada na carteira / prova escrita
  • $50.00 – Taxa para fazer o road test
  • $31.00 – Taxa para emitir a carteira (pós teste)

Além disso tive gastos com as aulas, transporte até lá e o carro para uso na prova. Resumindo só o que é obrigatório totalizou $96.00.

Como funciona o knowlagde test?

Comigo, tanto a prova escrita quanto a entrada na papelada foram no mesmo dia. Já faz um tempinho então não lembro 100%, mas fizeram um teste de visão, perguntaram sobre minha experiência, conferiram meus documentos e ficaram com a minha carteira brasileira. Eles disseram que se eu passasse no teste eles ficariam com minha CNH (conforme a lei) e se eu reprovasse eles iriam me devolver.

É uma maquina lá mesmo, com 50 perguntas a serem respondidas. Quando você acertar 40, não precisa terminar o teste, está aprovado. Você pode pular questões e talvez consiga em português dependendo do lugar. Na unidade que eu fiz não tinha português disponível, mas achei super tranquilo igual. Errei 2 questões e finalizei a prova na pergunta 42.

Após a prova recebi um papel amarelo que é a learners licence, minha autorização para dirigir com alguém maior de 21 anos que possua a full licence em BC.

E para o road test o que precisa ser feito?

Para o road test utilizei o pacote das minhas aulas de direção que incluiam o carro e uma aula antes da prova. Então quando cheguei no ICBC, estacionei na parte das provas, tirei uma foto da placa e levei para o guichê indicado. Mostrei meus documentos, a placa e voltei para esperar no carro pela examinadora.

Quando ela chegou, veio falar comigo na janela (e eu me atrapalhei toda e abri a errada haha). Ela falou que não ia fazer nada para me enganar, que o teste duraria em torno de 35 minutos e se ela não falasse nada eu deveria continuar dirigindo em frente.

Pediu para eu ligar o pisca dos dois lados, fazer os sinais com o braço para ciclistas, mostrar onde o freio de mão e o pisca alerta ficava. Saímos pela cidade, passamos por school zones e ela me perguntou sobre o que poderiam ser perigos no caminho. Voltamos para o local da prova, eu estacionei de ré e ela pediu para eu abrir a porta (para ver se eu olharia antes e a maneira segura). Depois de aprovada, entrei, paguei a taxa, tirei a foto e pronto.

Essa aqui foi a minha experiência, lembre sempre que essas burocracias podem variar caso a caso, de acordo com a localização e às vezes até mesmo os atendentes. A melhor fonte para qualquer informação é sempre o ICBC !

Espero ter ajudado e se quiserem saber mais sobre minhas aulas de direção é só falar nos comentários, boa sorte no processo de vocês

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: