Muita gente fica com medo do frio quando está se planejando para a vida no Canada. Afinal, neve e gelo nas ruas são coisas totalmente fora da realidade para nós brasileiros. E também é por isso que quando tem opção, as pessoas optam por Vancouver já que tem temperaturas bem mais leves comparadas com o resto do Canada.
Quando decidimos nos mudar para cá não foi o clima que pesou e sim por ser um local com muitos imigrantes. Mais aberto a quem vem de fora e cheio de oportunidades. Só que a partir do momento que começamos a pesquisar e falar com outras pessoas, a conversa era sempre a mesma: não neva na região, não é tão frio….
Esse é o nosso segundo inverno aqui, e nas duas temporadas nevaram tanto em Vancouver quanto em Surrey. Pouquíssimo comparado ao resto do Canada, mas para quem vem de um país que a neve é quase inexistente, já é algo muito mais significante para a rotina.
Quanto a temperatura, o mais frio que cheguei a pegar foi -20 °C em janeiro, no ápice do inverno. Agora em dezembro essas últimas três semanas estão entre -5 graus e 0 graus.
Tá, mas Carol, como isso afeta o dia a dia mesmo?
A primeira coisa é que o frio em si, tendo os casacos daqui, você acaba acostumando. É mais difícil quando tem vento, mas nada que a gente não aprenda a lidar do mesmo jeito que as pessoas daqui lidam desde sempre.
O maior problema no que vivi até agora é a locomoção de um lugar ao outro. Isso porque a neve vem só alguns dias/semanas do ano, as cidades não estão preparadas para lidar com isso. Motoristas esquecem de limpar a neve de cima dos carros, diversos acidentes e em algumas ocasiões mais extremas, trânsito terrível.
Para quem ainda não tem carro, como eu, e caminha ou pega transporte público a situação não é diferente. Quando a neve está fofinha é como se estivesse andando em umas dunas (só que gelada). Já quando fica com o gelo no chão desliza demais! Eu tenho que andar bem devagar para não cair. Uso botas e um trajeto que costumo levar 10 minutos chego a levar 20.
Fora esses detalhes, amo olhar pela janela e estar tudo branco. Passear e me sentir em um lugar mágico, ah é bom demais!
As outras estações são com temperatura positiva e chega a ficar super quente no verão. Ainda não conheço o resto do Canada, mas tenho a impressão de que British Columbia já tem o meu coração todinho. Pena que moradia custa tão alto!
Quer ver um pouco mais de BC com neve? Dá uma espiada nas paisagens perfeitas desse outro vídeo: